Visão Geral do SCRUM

Scrum é uma metodologia ágil utilizado para desenvolvimento, entrega e manutenção de projetos, especialmente desenvolvimento de software.

O Scrum é uma estrutura de gerenciamento de projetos que é aplicável a qualquer projeto com prazos apertados, requisitos complexos e um grau de exclusividade, resumidamente, é um framework para desenvolver, entregar e manter produtos complexos.

O Scrum permite as pessoas tratar e resolver problemas complexos e adaptativos, enquanto produtiva e criativamente entregam produtos com alto valor agregado. De acordo com os seus idealizados ele é um framework leve, simples de entender e difícil de dominar.


Figura 1. Processo de acompanhamento em Gerenciamento de Projeto.

O Scrum foi inicialmente desenvolvido no começo dos anos 90, por Ken Schwaber e Jeff Sutherland. Desde então, implementaram, estenderam e aprimoraram o Scrum em diversas organizações. Schwaber e Sutherland são coautores do “Guia Definitivo do SCRUM”, disponível gratuitamente no Scrum.org – uma organização que tem como finalidade espalhar os conceitos do Scrum para aprimorar os processos de desenvolvimento de software.

O Scrum pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto, porém tem sido utilizado com frequência para desenvolver software, hardware, software embarcado, redes de funções interativas, veículos autônomos, escolas, governo, marketing, gerenciar operação da organização e em diversas outras atividades no dia-a-dia.

Um dos fatores que favorecem a utilização do Scrum é o fato da tecnologia, mercado complexidades ambientais e suas interações estarem em constante aumente, e este framework permitir trabalhar com esta complexidade e mudança contínua.

O Scrum é fundamentado em nas teorias de controle de processos empíricos.

Três pilares apoiam a implementação de controle de processos empíricos, a transparência, a inspeção e adaptação.


Figura 2. Pilares do Scrum.

A essência do time Scrum é um pequeno time de pessoas que colaboram e interoperam através de arquiteturas sofisticadas de desenvolvimento e ambientes de liberação como objetivo.

Apesar de ser formado por um time pequeno, ele pode ser utilizado em empresas de qualquer tamanho, porém deve ser levados em considerações fatores gerenciais que possibilitem o gerenciamento adequado e eficiente de acordo com o tamanho da instituição.

Share this content:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *